(14) 3664-3600

Reller

Amor e nada mais…

A depressão pós-parto é surpreendentemente comum. Estima-se que ela afete cerca de 10 por cento das mulheres que tiveram bebê. Os sintomas incluem ansiedade, falta de energia e mudanças no padrão de sono e de alimentação. É importante você saber que, com ajuda, de remédios, terapia e mudança de alguns hábitos você vai se sentir melhor. Lembre-se: ter depressão pós-parto não significa que você não é uma boa mãe para o seu filho, nem representa risco de alguém querer afastar seu filho de você.

Confira algumas dicas para superar a depressão pós-parto?

– Tente manter uma alimentação saudável.

Caso não tenha apetite, procure fazer pequenas refeições regularmente, para que os níveis de açúcar no seu sangue não caiam. Você precisa de energia, assim como seu sistema imunológico.

– Descanse bastante.

Durma quando conseguir, ou simplesmente relaxe. Se alguém puder cuidar do bebê para você, aproveite para tirar uma soneca durante o dia, tome um banho bem relaxante ou escolha uma boa leitura e curta alguns momentos de preguiça.

– Exercite-se.

Pode ser a última coisa que você tenha vontade de fazer neste momento, mas ter alguma atividade física vai ajudar você a se sentir melhor, tanto mental como fisicamente.
Você pode entrar em alguma aula de ginástica, por exemplo.Mas, se não for possível, só de sair para uma caminhada você já verá benefícios.

– Encontre-se com outras mães.

A vida de uma mãe recente já pode ser bastante solitária, e o sentimento de solidão é pior ainda quando se convive com a depressão.
Procure conhecer outras mães que estão na mesma fase de vida — é bom saber que não é só você que vive determinadas situações, como o cansaço de cuidar de um bebezinho.

– Não seja dura consigo mesma

Você está doente e precisa de tempo e espaço para se recuperar.
Não se sobrecarregue de tarefas domésticas que não sejam urgentes e adie as “grandes” decisões por enquanto.
Permita-se alguns mimos.

– Aceite ajuda.

Deixe que amigos e familiares façam tarefas por você, e peça ajuda especialmente ao seu parceiro.

https://brasil.babycenter.com/a2100162/depressaoposparto