(14) 3664-3600

Reller

Como calcular o tempo de gravidez em semanas e meses?

Como saber de quantas semanas estou grávida?

A conta das semanas de gestação é feita a partir do primeiro dia da última menstruação. Como a ovulação costuma ocorrer duas semanas depois, essa é uma data mais fácil de usar como parâmetro do que a própria fecundação, já que a relação sexual pode acontecer em um dia e a fecundação nos dias seguintes. Ou seja, a contagem de semanas começa antes mesmo de você estar grávida!

Mas eu não lembro o dia da minha última menstruação!

Quando a mulher não se recorda o primeiro dia da última menstruação, os médicos recorrem ao ultrassom para estimar a semana gestacional. Contudo, por avaliar o tamanho do feto e seu desenvolvimento, este método possui uma margem de erro. No primeiro trimestre, pode haver um erro de 3 a 4 dias. No segundo, de 6 a 10. Já no terceiro, de 24 a 26 dias. Por isso, o mais próximo ao real é a estimativa obtida no primeiro ultrassom.

Por que os médicos preferem usar semanas a meses?

Existem dois jeitos de ver a gravidez: em semanas ou em meses. Para os médicos e grávidas, é mais fácil situar os eventos que acontecem na gestação conforme a semana. “Por exemplo, com 14 semanas, a mulher para de ovular. Entre 18 e 22 semanas, uma mãe de primeira viagem começa a sentir o neném mexer. Por essa contagem, é mais fácil localizar o que deve acontecer.

Como é calculada a data prevista do parto?

A data prevista para o parto é quando a gestante completa 40 semanas, mas isso não significa que o seu bebê vá nascer exatamente neste dia! A partir da 37º semana, o bebê já é considerado maduro e, caso nasça, não é considerado prematuro. A gravidez pode ainda se prolongar até a 42º semana ou até um pouco mais.

 

Fonte: https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Vida-de-gravida/noticia/2018/03/como-calcular-o-tempo-de-gravidez-em-semanas-e-meses.html

Falar com Atendente
1
Gostou de algum de nossos móveis?
Entre em contato que indicaremos a loja mais próxima!