(14) 3664-3600

Reller

CUIDADOS com os dentes do bebê

Amamentação materna

O leite materno é o alimento ideal para o bebê com relação aos aspectos nutricionais e emocionais. Além disso, durante a amamentação no peito materno o bebê realiza um exercício físico oral que estimula toda a musculatura oral e respiração nasal, favorecendo assim a respiração pelo nariz, fala e posicionamento da língua e das arcadas. Este momento deve ser tranquilo e aconchegante para mãe e bebê.

Mamadeira

Quando por questões de saúde ou emocionais não é possível o aleitamento materno deve-se utilizar a mamadeira com os bicos anatômicos e sem aumentar os furos originais da mamadeira. O importante é que ao oferecer a mamadeira não se altere o carinho e tranquilidade deste momento. Inclusive o momento do início do desmame e a remoção final da mamadeira deve ser o mesmo do aleitamento materno. A mamadeira deve ser apenas a substituição do aleitamento materno, não a comodidade de fazer o bebê tomar mais leite.

Chupeta e chupar o dedo

Hábitos de sucção de chupeta e dedo devem ser considerados normais nesta fase oral. Apenas não se deve estimular a sucção da chupeta em exagero, não oferecer a chupeta em todos os choros do bebê, pois poderá ser outro motivo que não a sucção, como fralda molhada, desconforto de posição e necessidade de aconchego. A melhor época de remoção da chupeta dependerá da capacidade física e emocional de cada bebê, normalmente acontece por volta dos 2 anos de idade. A sucção digital, normalmente perdura por um período mais prolongado, pois o bebê terá acesso ao dedo 24 horas.

Boca aberta

O hábito de manter a boca aberta também deve ser monitorado. Se a criança respire pela boca deve passar por uma avaliação do Otorrinolaringologista para verificar se há obstrução das vias aéreas. Muitas vezes, mesmo depois de desobstruídas as narinas a criança mantém a boca aberta por hábito e isto também deve ser corrigido ou evitado. Paninhos Deve-se evitar o hábito dos paninhos, pois podem provocar acidentes como sufocamento (enrolar o pescoço, fechar as narinas) e fraturas de dentes (por quedas, após tropeçar no paninho).

FONTE: http://guiadobebe.uol.com.br/cuidados-com-os-dentes-do-bebe-de-0-a-2-anos/