(14) 3664-3600

Reller

As férias chegaram, e o verão também!

As férias chegaram, e o verão também. E mesmo sem praia e piscina, alguns cuidados básicos devem ser tomados pelos pais em relação à exposição das crianças aos raios solares. E é por meio dos raios do tipo ultravioleta B que nosso organismo obtém a vitamina D, que melhora a absorção de cálcio e previne o raquitismo, mas que algumas precauções simples devem ser tomadas com as crianças.

1.Sol na hora certa é essencial

Durante os seis primeiros meses de vida, o bebê não deve ser exposto diretamente ao sol. A partir desse período, o sol está liberado, mas com moderação e proteção solar, claro. Recomenda-se, que o bebê tome banho de sol por 5 a 10 minutos diários, pela manhã cedo (antes das 10h) e no fim da tarde (após as 16h).

2. O efeito da radiação é acumulativo, atente-se!

A pele do bebê é muito sensível e pode queimar facilmente, causando queimaduras ou danos irreversíveis na pele, como fotoenvelhecimento e câncer de pele. Pode parecer exagero, mas está longe disso. A incidência de câncer de pele aumenta ano a ano e a principal causa é a exposição ao sol. O efeito da radiação é acumulativo.

3. Algumas pessoas são mais suscetíveis aos efeitos do sol

Claro que você vai proteger seu bebê haja o que houver, mas existem alguns casos em que a pessoa está ainda mais sujeita aos efeitos danosos do sol. Crianças de pele clara, cabelos loiros, ruivos ou castanhos claros e de olhos claros, pessoas com sardas ou quem já tenha histórico de câncer de pele na família.

4. Bebês com menos de 6 meses não devem usar protetor solar

A regra inicial é que não se deve passar protetor solar em bebês de até 6 meses de idade. Dos 6 meses aos 5 anos de idade, recomenda-se o uso dos filtros infantis, que geralmente contêm menos substâncias químicas capazes de induzir sensibilização da pele da criança. O filtro solar ideal é o que protege da radiação UVA e UVB, tem no mínimo FPS 30, e eles devem ser reaplicados regularmente depois que a criança sai da água, ou quando ela sua muito.