(14) 3664-3600

Reller

O que é a linha nigra

A manchinha escura que aparece na região mediana do abdômen da gestante tem relação com os hormônios, mas tende a desaparecer alguns meses depois do parto.

Assim que recebe a notícia da gravidez, a mulher já espera por algumas mudanças em seu corpo. Crescimento da barriga, inchaços, mudanças nos seios… Mas mesmo já tendo observado em outras gestantes, a grávida pode se surpreender ao notar uma linha escura surgindo na região do abdômen.

A condição recebe o nome de linha nigra, e é bastante comum durante esse período. “Ela é uma área de pigmentação aumentada, geralmente na região infraumbilical, bem na linha mediana do abdômen”, esclarece Adriana de Góes, ginecologista e especialista em reprodução humana.

A “manchinha” que vai de uma ponta a outra da barriga pode aparecer também em mulheres que não estão à espera de um bebê, mas é bem mais frequente durante a gestação. Isso porque há um aumento acentuado dos hormônios, especialmente do estrogênio, que favorece a hiperpigmentação da pele por meio da melanina, pigmento natural que confere a cor escura.

Quando ela surge?

De acordo com a ginecologista, a linha nigra pode surgir em qualquer fase da gravidez, mas é mais comum na segunda metade, especialmente a partir do quinto mês. “É nesta época que a marca se torna mais evidente – não só pela questão hormonal, em que há o aumento do estrogênio e da progesterona, mas também pela maior protuberância da barriga”, comenta Adriana.

Além da linha que aparece na região do abdômen, a gestante pode notar outras manchinhas pelo corpo, como em áreas do rosto – condição conhecida como melasma.

Ela desaparece sozinha?

A mulher pode se surpreender ao notar a linha nigra mas a condição não merece preocupação. “Normalmente, ela vai desaparecendo de forma natural depois do nascimento, ao longo de três a seis meses pós-parto, pois é quando os hormônios vão diminuindo gradativamente”, tranquiliza Adriana.

Antes disso, a médica pontua que os esfoliantes ou hidratantes tendem a não surtir efeito, já que as manchas dependem da ação hormonal, mas ressalta que os cuidados devem ser redobrados com a pele neste momento. O uso de protetor solar é indicado e, se possível, que as mulheres evitem longos períodos de exposição ao sol.

Já em caso de persistência, a especialista recomenda uma avaliação dermatológica para verificar qual é o melhor tratamento para aquela situação, considerando também o tipo de pele da mulher. “Existe a possibilidade de uso de ácidos e laserterapia. Mas na maioria dos casos, isso não é necessário”, ressalta a ginecologista.

 

FONTE: https://bebe.abril.com.br/gravidez/glossario-da-gravidez-o-que-e-a-linha-nigra/

Post a Comment

Falar com Atendente
1
Gostou de algum de nossos móveis?
Entre em contato que indicaremos a loja mais próxima!